

Igor Banda
Trabalho com design gráfico há mais de 6 anos e, desde 2018, atuo como especialista na área de criação de identidades visuais.
Durante esse tempo já entreguei diversos projeto de diferentes áreas. Também participei de concursos e desafios, obtendo reconhecimento em criação de identidades visuais e logotipos em todo Brasil.
Busco sempre desenvolver projetos únicos, eficientes e funcionais, através de pesquisas, estudos e fundamentos. Esse processo garante trazer a tona a essência da marca para se conectar com o público certo.


Apache Imports

C.A. Brand

Marcelo Luiz - Engenharia

Zelo & Cuidado - Home Care

Ju Espìnosa - Terapias

Bruno Martins - Advocacia e Consultoria

Desafio D26 - Designerverso - 2021

Amanda Moreira - Imagem & Estilo

Galo Cinza - Pesca & Companhia

Unique Travel

Ana Paula Costa - Arquitetura e Interiores

Universo de Bolso

Límbico - Clínica Integrada de Atenção à Saúde Mental

Pets Food

História em Cinco

Dalé Imobiliária

Devir Store

Clube da Manutenção

AMRIGS 70 anos

Tonho Barber

Influxus - Moda e Acessórios

Extinpalma- Extintores

La Porteña - Pastas Artesanales

Por que ter uma identidade visual?
O que é uma identidade visual?
A identidade visual é um conjunto de elementos que representam a marca de forma visual. É isso que vai diferenciar você dos concorrentes.
A identidade visual é um conjunto de elementos que representam a marca de forma visual. É isso que vai diferenciar você dos concorrentes.
Nesse conjunto temos como elemento central o logotipo, que se complementa com as cores, formas, tipografia, grafismos, ícones e outros dependendo do projeto.
Todos esses serão utilizados nas aplicações da marca nos seus mais variados pontos de contato, onde a identidade deve estar presente. Tais como: cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, pastas, uniformes, fachada, brindes, etc.
E por que é tão importante ter uma identidade visual?
• É o primeiro contato das pessoas com a marca;
• Ajuda na identificação de uma empresa, serviço ou produto;
• Cria empatia e representatividade;
• Aumenta a visibilidade e a credibilidade;
• Agrega valor;
• Atrai e retém o público de interesse;
• Constrói uma identidade que será lembrada;
• Facilita a compra, a comunicação e seu próprio uso;
• Evita retrabalhos, logo, evita gastos desnecessários;
• É um investimento e dá retorno ao negócio.
• É o primeiro contato das pessoas com a marca;
• Ajuda na identificação de uma empresa, serviço ou produto;
• Cria empatia e representatividade;
• Aumenta a visibilidade e a credibilidade;
• Agrega valor;
• Atrai e retém o público de interesse;
• Constrói uma identidade que será lembrada;
• Facilita a compra, a comunicação e seu próprio uso;
• Evita retrabalhos, logo, evita gastos desnecessários;
• É um investimento e dá retorno ao negócio.
E ela é ainda mais importante para novos negócios. Porque assim como as pessoas, cada marca tem uma personalidade e é através da identidade visual que ela expressa o seu propósito, conectando-se com o público certo.

Como é desenvolvido o projeto?
Contato inicial
O primeiro contato é através do formulário de orçamento, a partir dele que irei compreender as necessidades da sua empresa e pensar no melhor caminho a seguir.
O primeiro contato é através do formulário de orçamento, a partir dele que irei compreender as necessidades da sua empresa e pensar no melhor caminho a seguir.
Envio do acordo
Depois do formulário respondido, envio por e-mail uma proposta, que já é um acordo com termos para assegurar ambas as partes.
Depois do formulário respondido, envio por e-mail uma proposta, que já é um acordo com termos para assegurar ambas as partes.
Briefing / Questionário
Essa é a parte mais importante para o início do projeto!
Essa é a parte mais importante para o início do projeto!
Após fecharmos o acordo, você responderá o Briefing, onde irá me contar detalhadamente sobre a empresa. Com ele identificarei quem é a marca, com quem vai se conectar e onde será vista.
Pesquisa e estudos
Antes de partir para a criação, realizo uma pesquisa aprofundada para definir qual estratégia e caminho seguir. Durante esse processo, irei separar alguns materiais onde vamos conversar e alinhar as ideias, filtrando algumas informações para continuar o projeto.
Antes de partir para a criação, realizo uma pesquisa aprofundada para definir qual estratégia e caminho seguir. Durante esse processo, irei separar alguns materiais onde vamos conversar e alinhar as ideias, filtrando algumas informações para continuar o projeto.
Criação
Aqui é onde a mágica acontece! É a etapa onde vou transformar as informações em elementos visuais.
Aqui é onde a mágica acontece! É a etapa onde vou transformar as informações em elementos visuais.
Essa etapa inclui rascunhos, escolha de tipografia e cores, criação de elementos gráficos e testes de aplicações. Tudo isso alinhado com um conceito bem definido, que transmita a proposta da marca.
Apresentação
O momento mais esperado!
O momento mais esperado!
A apresentação completa do projeto é enviada por e-mail. É onde te apresento em detalhes, todo o processo de criação da marca e explico os motivos por trás de cada decisão.
Na apresentação temos:
• Justificativas / Argumentação;
• Construção do símbolo;
• Assinaturas visuais (horizontal, vertical, fundo negativo, etc.);
• Cores (CMYK, RGB, Pantone, P&B);
• Tipografia institucional;
• Grafismos;
• Exemplos de aplicações em materiais diversos.
• Justificativas / Argumentação;
• Construção do símbolo;
• Assinaturas visuais (horizontal, vertical, fundo negativo, etc.);
• Cores (CMYK, RGB, Pantone, P&B);
• Tipografia institucional;
• Grafismos;
• Exemplos de aplicações em materiais diversos.
Etapa final
Com o projeto aprovado, vamos para a entrega:
Com o projeto aprovado, vamos para a entrega:
1. Manual da Identidade Visual
Aqui encontramos as instruções de uso da marca:
• Assinaturas visuais;
• Cores;
• Tipografias;
• Tamanho;
• Ícones;
• Grafismos;
• Aplicações.
Aqui encontramos as instruções de uso da marca:
• Assinaturas visuais;
• Cores;
• Tipografias;
• Tamanho;
• Ícones;
• Grafismos;
• Aplicações.
É um documento que traz informações essenciais para a correta reprodução da marca, protegendo assim suas características fundamentais. Além disso, o cliente tem liberdade total para trabalhar com qualquer outro profissional e principalmente cobrar dele as instruções do manual.
Alguns designers cobram o manual separado e outros nem entregam. Eu entendo como um item essencial e que precisa estar incluído no projeto, sem cobrar nada a mais.
Logo abaixo você pode ver como é um exemplo de manual de identidade visual.
2. Registro de Direitos Autorais
Esse é um registro contra plágios feito na Avctoris. Uma plataforma digital bem prática e segura para fazer o registro autoral, que gera um certificado auditável. Um único registro é válido em 177 países, signatários da convenção de Berna, onde o Brasil está incluso.
Esse é um registro contra plágios feito na Avctoris. Uma plataforma digital bem prática e segura para fazer o registro autoral, que gera um certificado auditável. Um único registro é válido em 177 países, signatários da convenção de Berna, onde o Brasil está incluso.
3. Entrega
Após a aprovação do projeto, todos os arquivos são salvos em uma plataforma online. O cliente receberá um link para acessar de qualquer lugar.
Os arquivos são organizados em pastas, junto com instruções de onde está cada material.
Arquivos disponíveis em:
Illustrator (Ai), Photoshop (PS), PDF, EPS, PNG e JPG.
Illustrator (Ai), Photoshop (PS), PDF, EPS, PNG e JPG.
4. Bônus!
Após finalizar e entregar o projeto, meus clientes ganham presentes exclusivos para agregar no seu negócio e usar no dia a dia.
Após finalizar e entregar o projeto, meus clientes ganham presentes exclusivos para agregar no seu negócio e usar no dia a dia.


Feedbacks
O que eles estão falando?
O que eles estão falando?

Foi uma experiência ótima! Soube me entender super bem. Com poucas palavras já sabia tudo que eu queria e estava imaginando! Super comprometido e atencioso.
Gosto bastante da proximidade que tu cria com teus clientes. Isso faz com que sejamos fiéis ao teu trabalho.
Amanda Moreira
Proprietária - Amanda Moreira | Imagem e Estilo
Proprietária - Amanda Moreira | Imagem e Estilo

Véio, o bagulho foi illuminati! Simplesmente surpreendente ainda que eu tenha criado diversas barreiras e desafios a criação da idv.
Fui surpreendido positivamente devido a criatividade e a abordagem sobre aquilo que explicitamente eu não queria, ou seja, algo fora do padrão. Mesmo montando e pesquisando algo dentro deste padrão ficou totalmente fora dele, difícil explicar com palavras sem ver exatamente sobre o que se está falando.
O importante a ser levado aqui é isto, o designer é por excelência um ser extremamente criativo, adaptativo e a idv criada reflete perfeitamente isso, a capacidade do Igor de Criar, Modificar e Apresentar de maneira impecável é surpreendente.
Um dos melhores Criadores de Marcas do País. Meu desejo é te apresentar a grandes marcas e assim vou fazer. Em breve
Bruno dos Santos Martins
Bruno Martins | Advocacia e Consultoria
Bruno Martins | Advocacia e Consultoria

Uma experiência incrivelmente inovadora e satisfatória, pois me surpreendeu muito e superou todas as minhas expectativas!
O processo de criação todo me fez entender a importância de uma identidade visual bem elaborada e a credibilidade que ela passa.
Gabriel Corrêa
Diretor - História em Cinco
Diretor - História em Cinco

Foi uma experiência bem interessante de trabalhar com o Igor, por primeiro entender as demandas do projeto e depois representa-las da melhor forma.
Os diferentes formatos que a identidade visual é entregue foram de extrema importância para as atividades da empresa. Recomendo!!
George Ebert Dalé
Gestor - Dalé Imobiliária
Gestor - Dalé Imobiliária

Eu estava bem perdida, pois tinha apenas o nome em mente e o que gostaria que ele traduzisse, e degrau a degrau consegui visualizar o que gostaria que a marca representasse. Com sua ajuda conseguimos fazer algo maravilhoso!
Eu apenas sabia o que gostaria que a marca representasse, mas não tinha ideia de como seria. A construção foi agradável, a paleta de cores não era a que eu imaginava no começo, mas me surpreendeu positivamente.
Sou apaixonada pela logo e visualizo ela de forma grandiosa!
Isabel Cristina Ferreira
Proprietária - Influxus | Moda e Acessórios
Proprietária - Influxus | Moda e Acessórios

Foi uma experiência incrível, tu é fera! Além da dedicação e profissionalismo, teve a sensibilidade de ir além, nos surpreendendo em cada detalhe do projeto.
Juliane Porto
Coproprietária - Devir Store
Coproprietária - Devir Store

Pelo tamanho do desafio, achei a experiência muito bacana, pois vínhamos encontrando dificuldades para a criação da mesma. Foi surpreendente o mergulho do Igor no projeto, desenvolvendo uma marca no qual hoje somos simplesmente apaixonados!
Agradecemos de coração o seu profissionalismo e comprometimento conosco e nossa marca. Sucesso!
Patric Ferreira
Proprietário - Galo Cinza | Pesca & Companhia
Proprietário - Galo Cinza | Pesca & Companhia

Foi tão especial e individualizada, que indiquei/indico pra todos que buscam desenvolver uma marca.
Para além do profissionalismo, foi uma experiência de troca maravilhosa. Nos sentimos identificados, atendidos e satisfeitos.
Vanessa Féo
Médica Psiquiatra - Límbico | Clínica integrada de atenção à saúde mental
Médica Psiquiatra - Límbico | Clínica integrada de atenção à saúde mental

E aí, vamos trabalhar juntos?
Vamos fazer as pessoas amarem a sua marca!
Tenho certeza que meu trabalho vai contribuir para o seu negócio.
Tenho certeza que meu trabalho vai contribuir para o seu negócio.
Clique em solicitar orçamento ou me chama no whats e manda tua ideia. Vamos conversar e construir a identidade ideal para o teu negócio!

Perguntas frequentes
Quanto você cobra por um projeto de identidade visual?
É importante frisar que é um investimento importante pro teu negócio. Não tenho um valor fixo, preciso ouvir e entender o que tu precisa e a partir daí estipulo o valor com base nas informações que me passou pelo formulário de proposta.
É importante frisar que é um investimento importante pro teu negócio. Não tenho um valor fixo, preciso ouvir e entender o que tu precisa e a partir daí estipulo o valor com base nas informações que me passou pelo formulário de proposta.
Você desenvolve várias opções para eu escolher?
Não, irei entregar apenas uma opção. Você receberá um projeto contendo toda defesa e argumentação necessárias para compreensão do universo e real potencial da sua marca.
Não, irei entregar apenas uma opção. Você receberá um projeto contendo toda defesa e argumentação necessárias para compreensão do universo e real potencial da sua marca.
Assim, não corremos o risco de definir o projeto somente com base na estética do desenho ou, na pior das hipóteses, de misturar opções diferentes e concluir o projeto com uma marca "Frankenstein", sem fundamentação ou sem uma mensagem clara.
Você me apresentará seus rascunhos?
Não, a menos que isso possa ser algo necessário para a conclusão do projeto. Os rascunhos normalmente são iniciados de forma espontânea, em uma fase bastante prematura. Na maioria dos casos considero arriscado apresentá-los antes de definir um caminho ideal, por dois motivos:
Não, a menos que isso possa ser algo necessário para a conclusão do projeto. Os rascunhos normalmente são iniciados de forma espontânea, em uma fase bastante prematura. Na maioria dos casos considero arriscado apresentá-los antes de definir um caminho ideal, por dois motivos:
1 - Aprovação precoce: o cliente pode gostar de uma opção imatura, ainda sem fundamentação. Algo que provavelmente seria descartado durante o processo.
2 - Reprovação precoce: o cliente pode descartar uma opção na fase de rascunho, mas poderia aprovar a mesma ideia na fase final do projeto, onde tanto o traço do desenho quanto a mensagem e os argumentos estariam claros.
Trabalharemos juntos para que isso não ocorra, pois além de iniciarmos o projeto somente após uma compreensão total das suas necessidades, manteremos contato durante todo processo. Porém, caso aconteça, apresento uma segunda opção dentro de um prazo negociado previamente.
Você pode começar meu projeto hoje?
Me dedico no máximo a 3 projetos ao mesmo tempo. Isso significa que, para não deixar nenhum cliente na mão e entregar o melhor trabalho, organizo a agenda baseada nos projetos que já estiverem em andamento. Portanto, é pouco provável que iniciemos o projeto no dia da solicitação.
Me dedico no máximo a 3 projetos ao mesmo tempo. Isso significa que, para não deixar nenhum cliente na mão e entregar o melhor trabalho, organizo a agenda baseada nos projetos que já estiverem em andamento. Portanto, é pouco provável que iniciemos o projeto no dia da solicitação.
Além disso, antes de iniciarmos o projeto passamos pelas seguintes etapas:
• Compreensão total do projeto e das expectativas do cliente;
• Envio e aprovação do acordo;
• Primeiro pagamento.
Quais formas de pagamento?
Podemos fazer via transferência, pix, boleto ou cartão de crédito:
• 35% antecipado e 65% na entrega do projeto;
• À vista posso conceder um desconto %.
Podemos fazer via transferência, pix, boleto ou cartão de crédito:
• 35% antecipado e 65% na entrega do projeto;
• À vista posso conceder um desconto %.
Quanto tempo para desenvolver o projeto?
O projeto é apresentado somente quando tenho certeza de que o design representa todos os valores que a marca precisa transmitir.
O projeto é apresentado somente quando tenho certeza de que o design representa todos os valores que a marca precisa transmitir.
Estipulo um prazo máximo de até 30 dias úteis, que é uma média dos projetos, mas busco entregar sempre dentro de 20 dias úteis.
Se eu já tiver o logotipo pronto, você faz apenas os materiais?
Depende, primeiro preciso fazer uma análise do logotipo e ver se está em condições técnicas para reprodução.
Depende, primeiro preciso fazer uma análise do logotipo e ver se está em condições técnicas para reprodução.
Você também faz o nome da empresa?
Não. O trabalho de Naming deve ser contratado à parte.
Não. O trabalho de Naming deve ser contratado à parte.
Você entrega os materiais impressos?
Sim. Caso seja daqui de Bagé, entrego pessoalmente. Se for de outra cidade, combinamos para ser enviado diretamente para o seu endereço.
Sim. Caso seja daqui de Bagé, entrego pessoalmente. Se for de outra cidade, combinamos para ser enviado diretamente para o seu endereço.