Clube da Manutenção - Identidade Visual - Bagé/RS - 2021
Clube da Manutenção
A proposta do Clube da Manutenção é criar uma comunidade, onde todos possam se envolver e trocar conhecimento e experiências, além de oferecer conteúdos sobre manutenção industrial, carreira profissional, desenvolvimento pessoal e finanças.
Com o crescimento do aprendizado online, o Clube visa se tornar a maior e melhor plataforma de conhecimento prático em manutenção do Brasil, focando em ajudar os profissionais da área e também quem deseja ingressar nesse mercado, impactando suas vidas para que tenham um desenvolvimento contínuo tanto na vida profissional como na vida pessoal.
“Nós seremos uma fonte perpétua de conhecimento para todos que buscam se desenvolver tanto na vida profissional quanto pessoal.”
Desafio
O desafio foi criar uma identidade que demonstrasse o empenho em criar uma comunidade forte da área, focando sempre na pessoa para que através do conhecimento melhorem suas vidas.
O desafio foi criar uma identidade que demonstrasse o empenho em criar uma comunidade forte da área, focando sempre na pessoa para que através do conhecimento melhorem suas vidas.

Símbolo
Brasão
O brasão é a imagem de um escudo que geralmente está associado a família, mas também é visto em símbolos de escolas, universidades, clubes esportivos e outros.
O brasão é a imagem de um escudo que geralmente está associado a família, mas também é visto em símbolos de escolas, universidades, clubes esportivos e outros.
Podemos afirmar que o mesmo tem uma forte relação com a marca, pois sua proposta é que todos os integrantes, instrutores e alunos, criem um forte laço para evoluírem juntos, tanto na vida profissional quanto pessoal.
Engrenagem
A engrenagem é um elemento mecânico bastante presente na vida dos profissionais de manutenção. A mesma possui um formato circular e quando ligada a um eixo, sua função é rotacionar junto a outras peças, assim gerando movimento e força para movimentar algum mecanismo.
A engrenagem é um elemento mecânico bastante presente na vida dos profissionais de manutenção. A mesma possui um formato circular e quando ligada a um eixo, sua função é rotacionar junto a outras peças, assim gerando movimento e força para movimentar algum mecanismo.
Tendo em vista isso, é um símbolo diretamente relacionado à marca, não só por ser um objeto da área, mas também pela sua função.
Assim como o brasão, seu formato representa o clube, e sua função de movimento mostra a união de todos em direção ao aperfeiçoamento profissional e pessoal.
Na concepção do símbolo é possível ver as iniciais “C” e “M” da marca, um círculo interno que acompanha o movimento de engrenagem e no centro temos o Eixo Central, que representa a pessoa, o profissional que está junto ao clube em busca do seu desenvolvimento.


Cores
As cores desse projeto são dois tons de azul e amarelo.
O Azul é uma cor bastante presente na área da manutenção. Vemos uniformes, ferramentas, máquinas, entre outros. Além disso, essa é a cor preferida da maior parte da população e está atrelada a seriedade, confiança, credibilidade, segurança e profissionalismo.
O azul principal é o mais escuro e estará sempre presente na identidade. O outro tom foi escolhido para dar suporte à marca, assim podemos criar materiais mais dinâmicos e que quebram um pouco da rigidez e seriedade, sem deixar de ser profissional.
O amarelo é a cor do sol e representa a luz, a abundância e o otimismo, características que mostram como a marca é e isso deixar clara a sua proposta de ajudar cada pessoa a se desenvolver constantemente através do conhecimento.
“Queremos ser o sol desses profissionais, e através do conhecimento seremos essa luz que auxiliará cada pessoa a chegar no seu próximo nível.”
A harmonia dessas cores é incrível e resultou na paleta de cores ideal para a marca, possibilitando aplicações dinâmicas sem deixar de transmitir seriedade e profissionalismo.

Tipografia
A fonte principal é a Montserrat, uma tipografia com características Neo Grotesca, não tem serifa, é moderna, tem uma excelente legibilidade e funciona bem em diversas situações.
A mesma foi escolhida para esse projeto principalmente pela sua funcionalidade, podendo ser utilizada no nome da marca, títulos, textos, sites e outros.
Foi selecionado o peso Black da fonte para o nome, por transmitir claramente a mensagem de grandeza, seriedade, maturidade e profissionalismo da marca.





















