Universo de Bolso - Redesign - Bagé/RS - 2020
Projeto Premiado - Designerverso Brand Awards 2020
A marca
A Universo de Bolso é uma empresa que atua no ramo de presentes, brindes e decoração, com foco em produtos personalizados desde 2016.
O nome inicialmente tinha a principal relação por oferecer produtos “de bolso”, mas que durante o crescimento do negócio e a chegada de novos produtos, a justificativa ficou obsoleta. No entanto, o nome ficou bastante conhecido e por existir um universo de possibilidades para serem exploradas, a proposta da marca se manteve.
Atuando como loja temática, ela por si só é um argumento de delimitações do público jovem, pessoas interessadas em novidades e atualidades, mas também empresas com essa mesma visão.
Em 10 anos a marca busca por aumentar seu impacto social, tornando-a mais humanizada, que gere admiração, e agregue muito valor na região onde está inserida, não descartando filiais, tampouco uma loja virtual focada no estado.
Símbolo
O astronauta já é bem conhecido pelo público da Universo de Bolso e poderia complicar bastante a marca caso houvesse uma mudança total. Analisando a situação, percebi que não teria problema em manter o astronauta como símbolo e que poderíamos uni-lo a outro elemento para criar algo novo e único.
Abaixo vemos o resultado da união dos dois elementos: O astronauta e a lâmpada.
O astronauta é o ser humano que viaja ao espaço para explorar a imensidão do universo. E para representar a marca não poderia ser outro, pois existe uma galáxia de produtos em um universo de ideias para ser explorado!
A lâmpada está associada diretamente a ideia, criatividade e inovação, além de emitir luz, o que lembra do sol que é uma estrela e o encontramos no centro galáxia, que está no universo!
Cores
Como se trata de uma marca criativa, o roxo se encaixa perfeitamente por ser uma cor que desperta a imaginação e a magia, além de vermos constantemente em imagens da galáxia, planetas e estrelas. O outro tom de roxo serviu como uma cor secundária para trabalharmos com a marca principalmente na parte digital.
O verde é a cor do crescimento, uma característica da marca desde o seu nascimento. O tom escolhido junto com o roxo principal deixa tudo mais galáctico e divertido!
Tipografia
Visualizando a tipografia anterior, vemos que possui uma personalidade forte, o que é interessante quando aplicada separada do símbolo. No entanto quando apresentada a assinatura visual, o símbolo e a tipografia ficam “brigando” entre sí para se destacarem, além do símbolo ser um isologo, que não pode ser separado o símbolo do nome.
Analisando a situação, busquei por uma tipografia com personalidade, mas que tivesse uma boa harmonia junto ao símbolo, sem roubar o seu destaque. Encontrei a Fredoka One, uma fonte com uma personalidade perfeita para a nova identidade! Seus cantos arredondados e traços um pouco disformes, tornam-na mais divertida e humana, como se fosse desenhada a mão.
A tipografia de apoio é a Nunito, que segue a mesma ideia da Fredoka One, com os cantos arredondados e traços disformes, porém de forma mais sutil, o que a deixa mais simples.

O que achou? Curtiu? Veja outros projetos finalizados. 😉

Back to Top