História em cinco | Pouco tempo, muito conhecimento! - Identidade Visual - Bagé/RS - 2018
História em cinco
O História em cinco é um projeto educacional independente que visa democratizar e facilitar o acesso ao ensino de história. Com o slogan "Pouco tempo, muito conhecimento", o H5 apresenta conteúdos diários relacionados a história nacional e internacional de forma dinâmica, didática e divertida!
A ideia do projeto surgiu dentro de sala de aula enquanto o Professor Gabriel Corrêa passava pelo desafio de ensinar diariamente centenas de alunos com pouco tempo e poucos recursos para criar materiais atrativos para os estudantes. A experiência em sala de aula resultou nesse projeto pequeno e que hoje se encontra presente nas redes sociais e plataformas de streaming.
Na época (2018), o desafio foi criar uma marca descontraída e jovem, sem deixar de transparecer que é um projeto sério e que trabalha com muito foco e responsabilidade na educação. Podemos ver que a proposta se mantém até hoje.
Símbolo
Quando penso em história, lembro da ampulheta. A mesma faz parte da história da humanidade, é um dos objetos mais antigos para se medir o tempo. Acredito que seja o melhor símbolo para representar essa marca, pois simboliza a contínua passagem do tempo e também é o símbolo do curso de história, mas durante o processo, vi que teria como acrescentar alguns outros elementos para criar um símbolo único!
Analisando outros elementos que podiam compor esse símbolo, pensei em estruturas antigas, e logo lembrei da Grécia, Roma e outros que possuem arquiteturas históricas incríveis! Os pilares que vemos nas construções serviram como inspiração tanto para compor o símbolo, quanto para a escolha da tipografia.
Seguindo a pesquisa, me recordei dos Números Romanos. Fazem parte da história, pois foram utilizados durante todo o Império Romano e também como divisões dos séculos. Vi que seria interessante incluir o número V (5) no símbolo, pois o nome da marca e os conteúdos produzidos carregam esse número.
Com todos esses elementos, comecei a rabiscar possíveis símbolos, que me levaram “sem querer” a inclusão da inicial da marca (H).
Cores
A pedra ametista é um símbolo que representa a história, o que me levou a escolher dois tons da sua cor para compor a identidade. O roxo é a cor da sabedoria, da inteligência, da magia e imaginação.
Dentro da ampulheta temos a areia que serviu como inspiração para a escolha da segunda cor, o amarelo. É constantemente associada ao otimismo, a alegria, a energia e a juventude.
A harmonia dessas cores resultou em um gradiente incrível! O mesmo serviu para transmitir a sensação de que a areia estivesse descendo pela ampulheta.
Tipografia
Como dito, os pilares das estruturas antigas inspiraram tanto o símbolo quanto a escolha da tipografia. A fonte escolhida carrega características da Slab. Variação mínima entre traços finos e grossos, serifas quadradas e pesadas e eixos verticais nos traços redondos são algumas dessas características. Podemos ver que as letras com serifa lembram bastante os pilares e que possuem uma harmonia incrível com o símbolo, além de transmitir a seriedade da marca.
Outra curiosidade dessa tipografia (Slab) é que foi criada por volta de 1800 (séculos XVIII - XIX), com o impacto da Revolução Industrial. É interessante ver que cada parte da identidade carrega um pouco da história da humanidade.
Como tipografia de apoio, escolhi uma fonte sem serifa para usar no slogan e criar um contraste com a principal e outra de assinatura para aplicações mais específicas.

O que achou? Curtiu? Veja outros projetos finalizados. 😉

Back to Top