Unique Travel | Porque cada viagem é única!  - Identidade Visual - Bagé/RS - 2021
Unique Travel
Unique é uma agência de viagens da cidade de Bagé, Região da Campanha do Rio Grande do Sul, e seu nome surgiu a partir do slogan “Porque cada viagem é única!”.
Esse pensamento a torna uma empresa especial, que tem a capacidade de sonhar e idealizar cada momento da viagem junto com o cliente, proporcionando uma experiência única e marcante desde o primeiro contato para orçamento, assessorando-o durante a viagem e até o seu retorno para casa.
Além de pacotes de viagens, a agência oferece passagens aéreas, seguros de viagem, aluguel de carro e pacotes promocionais de operadoras. Tudo isso alinhado com o pensamento de que cada viagem é única!
Um dos objetivos da empresa é que em até 5 anos, torne-se a agência mais forte e conceituada da Região do Pampa e posteriormente do Rio Grande do Sul. Com esse crescimento, em até 10 anos buscará ser referência nacional no turismo.
Desafio
O desafio foi criar uma identidade que transmitisse esse vínculo único que é criado com cada cliente, que demonstre a alegria de fazer parte de cada etapa dessa experiência.
Símbolo
Vemos aviões, o planeta Terra e até bússolas usadas para representar uma agência de viagens, mas tenho certeza que o símbolo mais visto é o de um avião. Fiz uma pesquisa rápida perguntando para algumas pessoas qual a primeira coisa que vinha a mente quando pensavam na palavra “viagem”, e muitas responderam “avião”.
Apesar disso, vi que esse símbolo unido a outro seria o ideal para representar a marca, além de possibilitar diversas aplicações mais descontraídas.
Avião
O avião é um dos principais meios para viajar, além de ser o transporte mais seguro do mundo, assim como viajar com a Unique.
Elo/Movimento
Apesar de ser apenas uma argola, podemos ver que são duas partes que se unem formando um elo, o que representa a relação e experiência única com cada cliente, além de dar a sensação de movimento dos aviões.
Círculo/45º
O planeta é bastante usado em logotipos desse ramo, o que o torna um pouco clichê, ainda mais junto com o avião. Mas aproveitei o seu formato para usá-lo como base de construção do símbolo, pois o círculo é a representação de movimento e ciclos, e ainda facilita a sua aplicação em diversas situações.
A inclinação intensifica a movimentação dos aviões partindo e retornando das viagens.
Cores
As cores escolhidas foram azul, amarelo e cinza.
A cor predominante do projeto que foi citada no briefing é o azul. O azul é a cor da confiança, da credibilidade e da segurança, e apesar de ser fria e distante, é simpática, e a maior parte da população ama essa cor. O tom escolhido foi inspirado no céu, que é onde ficamos bem próximos quando viajamos de avião.
A segunda cor é o amarelo, uma cor quente, assim como o sol. Calor, otimismo e alegria, são algumas das suas características e o seu tom escolhido tem uma harmonia incrível com as outras, além de funcionar bem no fundo branco.
O cinza escolhido serviu para dar apoio, mas está diretamente alinhado com as características da marca, transmitindo a sua segurança e autoridade.
Tipografia
Assim como as cores, a tipografia também é muito importante. Ela é a voz da marca e é através dela que a empresa se comunicará com as pessoas.
Analisando o projeto, a tipografia precisava mostrar a seriedade e compromisso da agência com os clientes, mas sem muita rigidez, para que assim converse de maneira mais amigável.
A tipografia principal escolhida é a Jost. Uma fonte sem serifa e que tem uma grande família tipográfica, o que facilita em diversas situações. A versão selecionada foi a Bold Italic por não ser tão grosseira e para quebrar um pouco a rigidez da espessura de cada letra, tornando-a um pouco mais amigável e dando uma sensação de movimento, assim mantendo o ritmo com o símbolo.
Além da velocidade, por ser apenas uma leve inclinação da tipografia, também mostra o cuidado da agência com experiência de cada cliente.
Escolhi também uma tipografia manuscrita para apoiar a identidade, dando aquela sensação leve de viajar. É a fonte Qwigley.

O que achou? Curtiu? Veja outros projetos finalizados. 😉

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